
Hoje é aniversário da Rubia Barbosa, uma querida irmã Kung Fu. A conheci quando o Núcleo Barra ficava no CEO Corporate & Offices. Ela agendou uma reunião com Si Fu e ainda tenho vívida a imagem dela chegando em meio ao nosso café da manhã. Seu movimento me chamou atenção. Nunca havia visto alguém de fora da família falar direto com Si Fu. E normalmente, quando alguém o fazia, Si Fu pedia que a pessoa agendasse diretamente com o Diretor de Núcleo (nesse caso, eu).

Todo membro tem o potencial de revolucionar a Família Kung Fu. Claro, isso pode ocorrer de forma benéfica, como o fizeram Si Fu, Si Gung e Si Taai Gung, ou de forma a criar dificuldades para a geração atual e as futuras. Particularmente, aposto muito no potencial da Rubia. Não pela impressionante variedade de habilidades e campos de conhecimento em que ela atua – pedagogia, história, direito, fotografia, pintura, literatura, habilidade manual, etc – mas pela persistência, integridade e sensibilidade tão afiada com que tem trilhado seu caminho.
De início, me impressionei com a sua maturidade marcial para apreciar o processo de aprendizado do Sistema Ving Tsun. Como professora (em uma escola pública), é esperado que se tenha a capacidade de suportar condições difíceis e de entender que o efeito de seu trabalho não se encerra quando o aluno sai da escola. Muitas vezes ele se manifesta anos após.
Mas o valor de Rubia está em ser capaz de seguir, renovar a sua energia e abordagem, e de reter aquele encantamento de quem está iniciando um caminho. Pessoalmente, tenho pensado em seu potencial para ser tutora. E já posso ver uma futura Família Moy Hung Peng Yat surgindo. Sendo esse o caso, não tenho dúvidas, o seu compromisso e atenção cuidadosa certamente levarão o legado de nosso Si Fu a muitas gerações a frente.

Voltando ao presente, Rubia, posso dizer, só sinto orgulho por você.
Parabéns por esse ano, minha irmã! Que tenhamos muitos pela frente!