Xadrez e relaxamento


No Seminário de Alinhamento Prático do Programa Fundamental – 2019

Relaxar na crise é uma frase muito ouvida por aqui. Tensão é insegurança. Si Fu algumas vezes falou sobre uma frase muito conhecida que diz para sairmos da zona de conforto e como ele pensa pensa isso de forma diferente. Vejam bem, conforto é bom. Talvez devêssemos fazer outra coisa, expandir a tal zona de conforto.

Estou aprendendo a jogar xadrez. Dentre tantos pontos interessantes que associo ao Sistema Ving Tsun (Posicionamento, centralidade, etc), esse jogo tem sido um exercício de relaxamento. Digo isso porque a cada movimento, deve se considerar situações simultâneas e alguma vezes vejo pessoas demorando muito para fazer uma jogada por medo de estar perdendo algo. Com isso, ao longo do jogo a tensão vai aumentando e erros cada vez mais ridículos ocorrem. Assim, me vejo voltando ao que tantas vezes ouvi e disse no Mo Gun sobre relaxar na crise.

Estudando meu posicionamento (jogo com as brancas).

Mas para relaxar, você deve estar pronto para assumir a responsabilidade. Ou seja, lidar com as consequências sem sofrimento e se aproveitar do resultado para melhorar a sua situação. Os meus melhores momentos na vida Kung Fu vieram do relaxamento. E noto que o aprendizado não se dá apenas pela consequência do erro, mas pela exploração da situação, que só é possível a partir do relaxar. A última foto dessa postagem é um bom exemplo para mim. Foi nesse dia, após um tranquilo jantar, que a partir do pedido de Si Fu, decidi retomar essa página.

Com Si Fu e Iuri Alvarenga, no dia que Si Fu me pediu para retomar a página.

Um comentário em “Xadrez e relaxamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s