Primeiras impressões

Quando me dei conta, estava andando junto às pessoas mais estranhas. No meio das artes marciais há muitos estereótipos. Seja na forma de falar, no tipo físico ou nas vestimentas, não é muito difícil identificar os tipos de praticantes de artes marciais. Claro que é injusto que isso fique apenas na conta de um só grupo. Não é um fenômeno isolado. Ao contrário, músicos, pintores, jogadores de futebol, todos identificáveis por maneiras e jargões. Me pergunto o quanto disso faz parte de algo como uma natureza humana e quanto é culpa de uma certa tendência da qual meu mestre, Júlio Camacho, me alertou. Me refiro à tendência de criar modelos.

 

c3954eed18ba671a902082412815d094
Ator Gordon Liu interpretando Pai Mei. Na minha cabeça, mestres de kung fu eram uma versão amena dessa imagem. 

Quando conheci a Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence fiquei encantado. Era tudo que eu poderia esperar. Talvez mais! Mestre Thiago Pereira, à época diretor do Núcleo Méier, narrava com paixão que beirava o romantismo a riqueza do Sistema Ving Tsun. Após algumas semanas foi anunciado que mestre Júlio Camacho, meu mestre e responsável pelas atividades dos Núcleos Méier e Barra, nos faria uma visita, afim de convidar alguns membros a ingressar no Sistema Ving Tsun.

 

Na noite do convite, tomado pela ansiedade, fantasiei sobre o conhecimento que poderia adquirir desse mestre. Na minha cabeça, claro, ele era muito idoso e, no mínimo, possuía uma barba exótica. Uma espécie de sábio dos filmes de kung fu dos anos 70. Mas confesso que fiquei desapontado quando o vi entrar. E mais ainda quando começou a falar. Eu não consegui identificar nele nada que o associasse a grupo algum, se vestia de forma comum, falava de forma comum. Por algum motivo, isso me desagradou muito. Em certo momento, me vi perdido. Ainda que sem traços românticos, havia algo especial tanto na escolha de palavras tanto na forma como conduzia a conversa com os alunos.
Acabo de me dar conta de que foi nesse episódio que presenciei, pela primeira vez, uma demonstração de kung fu do meu mestre e onde começou minha admiração pela. 

 

061.JPG
Mestre Sênior Júlio Camacho na Cerimônia de Titulação de Mestre Qualificado dos seus discípulos Leo Reis e Thiago Pereira.

Hoje estávamos no Núcleo Barra quando Mestre Júlio disse “Olhem uns para os outros e tentem encontrar características que os definam como membros de Ving Tsun. Não há! O nosso grupo é heterogêneo. Isso mostra que somos amadurecidos como praticantes.” E de fato, olhando para as pessoas a minha volta, senti um imenso orgulho. Idade, profissão, ambições, tipo físico, nada indicava semelhanças entre nós. Formávamos o grupo mais estranho. Absolutamente dessemelhante.

 

foto-heterogeneidade-1

 

Kung Fu é uma habilidade construída apenas através de experiências pessoais. Não há método que possa ser usado para se aprender. Por isso, qualquer pessoa é capaz de desenvolver Kung Fu. Depende apenas de se como ela explora seu próprio potencial. Essa ideia, que pode ser nomeada como inteligência marcial, está em toda a prática do Sistema Ving Tsun e não à toa aparece no nome de nossa escola. A solução para as mais diversas crises está em conseguir enxergar os benefícios que só podem passar existir por causa do problema (seja ele o soco de um agressor ou o volume alto da festa de seu vizinho).

si-fu-mfj-gu-lo
Mestre Sênior Júlio Camacho demonstrando a listagem de movimentos Mui Fa Jong na vila Gu Lo, sul da China.

 

Estudar Ving Tsun é muito mais rico junto a pessoas de diferentes estilos de vida. E pensando bem, parte do Kung Fu de meu mestre está na simplicidade como ele se apresenta. Graças a isso há diversidade em nossas escolas e a tendência dos alunos conseguirem acessar experiências significativas aumenta enormemente.

 

copia-de-20141122_233525
André Almeida
Diretor do Núcleo Barra da Tijuca da MYVTMI
Discípulo de Mestre Sênior Júlio Camacho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s